sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Blumenau, 18 de Agosto de 2012.

Proteção Civil

* Lei das águas - é obrigada a receber as águas ( o terreno mais baixo é obrigada a receber água do terreno de cima somente para água , não para esgoto)
*O Instrutor chamou nossa atenção para termos visão mais nacionalista, valorizar mais o que é nosso.
*Taludes: Sempre que possui um diferencial, a solução mais barata e simples é bancadasa cada 10 metros e deixar espaço de 3 mts.
Princípios Talude
* Verificar a situação da água, o caminho dela, muro com furos para drenagem para diminuir a pressão pois o mais pesado é a água.é preciso deixar espaço para a água ( furos ou canaletas).Pode-se colocar canos por dentro do muro
*Facilitar o escoamento com tubo grande.
*Não deixar carrear o solo.Se deixar o solo passar junto com a água, pode-se colocar manta de TNT para filtrar, passa água e não solo.
*Escadas na bancada serve com dissipador de energia para diminuir a pressão da água e no fim da escada coloca-se um  concreto para a água não cavar um buraco, a melhor forma é usar a própria água, então uma caixa com cifão para que a água amorteça a queda e não desgate.
*Sustentar o talude - pensa-se em um muro de gravidade ( peso) em que em vez do muro segurar o barranco, joga-se peso de muto no barranco.O muto fica inclinado.
Para o muro ficar mais barato( pneus,blocos,gabeão, tubos), armado, madeira, corpo de prova, pedra, muros de gravidade maior de 6 metros.
Muro de pneus: É flexível, se precisar ficar mais resistente começa com pneu de trator, 2 fileira e já pensar na amarração, sempre fechando os espaços vazios.
Dentro do pneu pode-se se colocar terra, barro, até concreto colocar atrás a manta ( TNT) e deixar as saídas.
Pensar no dissipador de energia, direcionar a água.
Na construção precisamos nos preocupar em finalizar, fazer bem feito.

Mais um aula que chega ao fim...tudo de bom e até a próxima postagem.

Beatriz Fradico
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário